23 de fev. de 2013

Sábado Produtivo I

Para sexta feira à noite tinha sido planejada uma reunião que acabou não acontecendo devido a vários fatores, entre esses o fechamento da biblioteca, a colação de grau de algumas turmas do superior e a chuva de fim de tarde.
Por isso, no sábado de manhã, às sete e tantas diante do fato de que não teríamos aula de PSF fizemos o que qualquer pessoa na nossa posição faria, fomos correr atrás do projeto e definir algumas coisas.
A ideia da agenda havia sido aceita e amadurecida. Até o momento pretendíamos fazer uma aplicação que integrasse vários serviços visando facilitar a organização da vida do usuário no gerenciamento de seus compromissos. Isso seria realizado utilizando APIs de alguns serviços da Google, como o Google Calendar, o Google Places e o Google Maps, mais alguns serviços de anotação desenvolvido por nós. Pretendíamos integrar nessa aplicação um sistema de metas, uma espécie de to-do list, onde o usuário pudesse cadastrar suas metas e ganharia uma recompensa ao cumpri-las.
Mas, essa manhã quando fomos conversar com o professor Bernardo ele nos alertou de que o uso dessas APIs seria um tanto complicado e nos aconselhou a tentar fazer uma aplicação mais simples ou a enxugar nossa aplicação atual.
Depois de alguma discussão chegamos à ideia de fazer apenas a parte da motivação, mas o professor sugeriu que fizéssemos uma aplicação que seria usada dentro da sala de aula como havíamos planejado antes, mas que ao invés de metas a serem cumpridas fizéssemos um ‘quiz' com algumas perguntas, que pode ser digitado por um professor em uma interface web simples e é disponibilizado para os alunos que tenham aquele aplicativo instalado.
Resumidamente, mudamos nossa ideia para uma parecida com uma que já havia sido considerada anteriormente. Um aplicativo para motivar alunos de uma classe a terem um bom desempenho através de uma espécie de bichinho virtual, que pode ser personalizado e fazer coisas conforme o aluno vai respondendo os quizzes e fazendo boas pontuações. O quiz seria cadastrado pelo professor e estaria restrito a perguntas de alternativas.
Nessa reunião também definimos a divisão de tarefas que posto a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário